O Evento

AQUACIÊNCIA 2018

O Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, AQUACIÊNCIA, atualmente representa um dos maiores eventos técnico-científicos de Aquicultura e Biologia Aquática do mundo. Ao longo das suas sete edições, o AQUACIÊNCIA vem apresentando vários temas e com isso agregando, a cada ano, mais pesquisadores, estudantes, produtores e empresários da área. O evento possibilita a troca de experiências, apresentação de novas tecnologias, descobertas e um momento de importantes discussões sobre temas atuais e relevantes para a Aquicultura Nacional. Dentro dessa mesma expectativa e agora na sua VIII edição, o AQUACIÊNCIA 2018 tem como tema principal a Inovação. Com isso apresentamos o AQUACIÊNCIA 2018: UM OLHAR PARA A INOVAÇÃO. Com os avanços das tecnologias na aquicultura, nos deparamos com inovações que podem promover uma forte parceria da academia com a cadeia produtiva. Dentre as inovações do setor aquícola destacamos a biotecnologia aplicada a aquicultura que visa promover o aumento da produtividade e a viabilidade econômica do setor. Pesquisas envolvendo o uso de resíduos negligenciados da aquicultura e pesca, assim como ferramentas biomoleculares para determinação de doenças, podem favorecer o aumento da produção de forma segura. No contexto nutricional estudos inovadores atentam para o uso de alimentos alternativos que promovam maior eficácia do produto ofertado e minimize os resíduos gerados a partir de efluentes. O aprimoramento de técnicas de produção, como o desenvolvimento de estruturas eficazes, são inovações que permitem impactos positivos na produção como o rápido crescimento, sem ferir o bem estar animal, e minimização dos resíduos gerados, desta forma a inovação assim como a biotecnologia caminham juntas para uma produção mais sustentável. Neste contexto, olhar para a inovação favorece atentarmos para um cultivo correto e a enxergarmos a necessidade da academia estar ainda mais atrelada ao setor produtivo seja ele para atender altas demandas ou para produção familiar. É importante atentarmos para o fato de que inovar é um processo que demanda conhecimento, disponibilidade e atenção para detectar problemas e gargalos na produção. A inovação não envolve apenas tecnologia, envolve também a estrutura organizacional do empreendimento. O intuito do Aquaciencia 2018 é promover diálogos que fortaleçam a parceria e a troca de experiências entre academia e setor produtivo que juntos buscam cada vez mais melhorar as técnicas de cultivo para uma produção sustentável na aquicultura.

Complementando e abrilhantando a programação do Aquaciência, entre os dias 20 e 23 de setembro acontecerá a Feira Internacional de Aquarismo. Em um grande pavilhão acontecerão palestras, exposições e campeonatos de diferentes espécies de organismos aquáticos ornamentais. Um público estimado de 50.000 pessoas conhecerão as novidades do mundo do aquarismo.

Congresso Brasileiro Aquicultura e Biologia Aquática 2018

Inscreva-se

CONHEÇA A AQUABIO

A criação da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUABIO, em 03 de outubro de 2002, foi motivada pela necessidade de uma entidade que representasse a comunidade acadêmica científica da área, inexistente até então.

Visite nosso site

Entre em Contato

 Atendimento: Seg a Sex | 14h-18h

 +55 (48) 3209-3933

 Caixa Postal 5002

 Florianópolis - SC

 CEP 88040-970

 Aquaciencia2018@gmail.com

 

Galeria de Imagens